Bom Jesus

Com mais de 11 mil habitantes e a 1046m de altitude, Bom Jesus tem clima subtropical, mas seus invernos são muito frios com presença constante de geadas e neve.

Distante 237 km de Porto Alegre, fica próxima a Vacaria e à divisa com Santa Catarina.

Antes da criação do povoado, os indígenas ocupavam toda região, cujos vestígios aparecem até hoje em cavernas e terras de cultivos. Mais tarde vieram os bandeirantes paulistas e os tropeiros que iniciaram as primeiras fazendas.

Todo território de Bom Jesus pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha e depois a Vacaria, também era conhecido como o Terceiro Distrito da Costa, devido sua proximidade com o mar.

A distância que separa o distrito de Vacaria era grande e os meios de transportes tão precários que o povo começou a lutar pela criação de uma capela em local mais próximo e acessível.

Bom Jesus foi criado em 21 de maio de 1879 com o nome de Capela do Senhor do Bom Fim (nome dado devido a devoção de Manoel Silveira de Azevedo, dono das terras, o qual fez uma promessa que se voltasse são e salvo da Guerra do Paraguai, iria formar uma capela).

Em 16 de julho de 1913, Bom Jesus emancipou-se através do Decreto nº2000, durante o governo do Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros, e teve como primeiro intendente municipal o engenheiro Artur da Silva Ferreira. As famílias colonizadoras vieram de diferentes regiões e países, trazendo consigo diversos culturas. Aos indígenas juntaram-se os portugueses, italianos, alemães e negros.

Em 1918, por decreto de D. Miguel de Lima Valverde, bispo de Santa Maria, Bom Jesus passou a categoria de paróquia em 1940 à cidade.

Pelos campos de Bom Jesus passaram grande mártires em operação de guerra, como na Revolução Farroupilha. Entre eles aparecem Anita Garibaldi, Bento Gonçalves e David Canabarro.

O interesse político por Bom Jesus deu-se devido ao fato de haver no município o maior posto de arrecadação de impostos e controle do Governo Imperial, na província do Rio Grande de São Pedro, localizado no Rio Pelotas, no chamado Passo de Santa Vitória ou Guarda Velha

Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

One thought on “Bom Jesus

Deixe uma resposta