Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra é o portal da região serrana catarinense e tem como principal atração a Estrada da Serra do Rio do Rastro, que sobe do nível do mar até 1.450m de altitude em apenas 12km de estrada asfaltada.

Fundada em janeiro de 1967, Bom Jardim da Serra tem na agropecuária e no turismo suas fontes de renda. Tem pouco mais de 4 mil habitantes com várias origens étnicas, a saber: Italianos, alemães, espanhóis, poloneses e portugueses.

Bom Jardim da Serra está a 120 Km de Lages já no Planalto Serrano, e 1245 m de altitude. A temperatura média anual é de 14,4º C, podendo cair a -10ºC no inverno.

A História de Bom Jardim da Serra começa em 1870, com a chegada do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro e seus filhos, que se instalaram na localidade de Fazenda Pelotas.

Uma trilha aberta pelos colonizadores ficou conhecida como Serra do Dose e foi o primeiro nome do lugar, que chamou-se depois Serra do Rio do Rastro. Elevada à condição de povoado em 1905 e de vila em 1921 – com o nome de Cambajuva, Bom Jardim da Serra oficializa-se como cidade em 29 de janeiro de 1967 e é instalado a 05 de março do mesmo ano. Por suas origens, foi a primeira cidade catarinense a festejar as tradições gaúchas.

Bom Jardim da Serra tem boa infra-estrutura turística, especialmente para o turismo rural. A 10km do centro da cidade, uma fazenda foi especialmente equipada para esta modalidade de turismo e é considerada uma das melhores do setor no Estado.

Deixe uma resposta