Blumenau

Blumenau tem padrão de vida superior à média brasileira. Possui o dinamismo de um centro moderno, alta renda per capita e baixíssimos índices de analfabetismo e violência. É uma cidade moderna, que oferece boa infra-estrutura turística com o tempero das tradições alemãs.

Blumenau foi fundada em setembro de 1850, tem 250 mil habitantes de etnias alemã e italiana, está a 50 Km do litoral, 21 m de altitude e 110 Km de Florianópolis, 50 Km de Itajaí e 55 de Balneário Camboriu.

Blumenau tem base econômica distribuída pelo turismo, comércio e indústria, com destaque para a produção têxtil e de cristais, e ainda de cerâmicas, porcelanas, chocolates caseiros e instrumentos musicais.

Os primeiros moradores, 17 imigrantes alemães trazidos pelo dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, procurador da Sociedade de Proteção aos Imigrantes Alemães do Sul do Brasil e fundador da cidade, chegaram em 1850.

Menos de 20 anos depois, já haviam sido instaladas 239 pequenas fábricas na localidade, imprimindo a característica eminentemente industrial e produtiva existente até hoje na cidade.

Blumenau deu origem a 42 municípios da região do Vale do Itajaí, que se desmembraram pouco a pouco, desde a década de 1930. Mesmo assim, é a cidade mais populosa da região e também a de maior força econômica, servindo como sede para as principais indústrias têxteis do País: Hering, Teka, Cremer e Karsten.

Deixe uma resposta