Barueri

Barueri é um município do estado de São Paulo, na Região metropolitana da capital, microrregião de Osasco.

Barueri significa “Flor Vermelha que Encanta” na língua Tupi-guarani. Segundo historiadores, o primeiro povoamento na região que viria a ser Barueri foi fundado em 11 de novembro de 1560 pelo padre José de Anchieta com o estabelecimento da Capela de Nossa Senhora da Escada–hoje, padroeira do município. A Aldeia continuou crescendo, chegando a povoado e depois, em 1809, a categoria de freguesia. Em 1870 iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Capital São Paulo com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Pertencente ao Município e Comarca de Santana de Parnaíba, Barueri crescia a olhos vistos, suplantando a pacata e bucólica Parnaíba.

O espírito autonomista não tardou a surgir entre os cidadãos e o movimento emancipacionista ganhou vulto, culminando com a criação do Município de Barueri pela lei número 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então Governador do estado Adhemar de Barros.

O Governo Municipal e a primeira Câmara de Vereadores fora instalada a 26 de março de 1949. Finalmente, em 8 de dezembro de 1964 a lei que instalou a Comarca de Barueri é promulgada.

Deixe uma resposta