Balsa Nova

Balsa Nova foi desmembrada do município de Campo Largo e elevada à categoria de município por Lei Estadual em janeiro de 1961. Entretanto, a formação do primeiro aglomerado com características urbanas data da década de trinta, por ocasião da instalação de uma grande madeireira na região, a João Eugênio, de capital francês.

Junto com a atividade industrial a ferrovia foi também elemento indutor da ocupação urbana.

O município de Balsa Nova foi instalado em 1961 e tem como data de comemoração o dia 25 de janeiro, data de fundação do município.

Balsa Nova situa-se na região sudeste do estado do Paraná, sendo município integrante da Região Metropolitana de Curitiba, também formada pelos municípios de Curitiba, Campo Largo, Araucária, Contenda, Quitandinha, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Campo Magro, São José dos Pinhais, Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul, Doutor Ulysses, Cerro Azul, Adrianópolis e Tunas do Paraná.

O município integra a Associação de Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – ASSOMEC. Balsa Nova guarda estreita relação, no âmbito regional, com Campo Largo, Araucária e Curitiba, cidades das quais depende, sobretudo no que diz respeito ao comércio e serviços especializados. Entretanto, Balsa Nova possui algumas fortes atividades econômicas que lhe permite certa autonomia com relação aos municípios-pólo e lhe conferem um padrão de qualidade de vida urbana e rural superior ao dos demais municípios da região metropolitana.

Deixe uma resposta