Aparecida

Aparecida nasceu de um milagre, quando em 1717 os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves pescaram no rio Paraíba do Sul a imagem de uma Santa Negra. Era época de pouca pesca, para servir um banquete ao governador de Minas Gerais e São Paulo, Dom Pedro Miguel de Almeida, que passava pela Vila de Guaratinguetá, os três pescadores lançaram sua rede ao rio. Primeiro, pescaram um corpo de imagem, sem cabeça, depois , ao jogarem novamente a rede, tiraram do rio a cabeça da imagem, que se encaixava perfeitamente ao corpo.

A pesca milagrosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida era um sinal de que esta cidade seria abençoada.

Aparecida, com seus 112Km², tem hoje cerca de 35 mil habitantes. Gente que vive do comércio movimentado pela fé daqueles que vêm agradecer ou pedir graças à Santa Padroeira do Brasil.


Conhecida mundilmente, a Estância Turístico Religiosa de Aparecida recebe anualmente milhões de pessoas, vindas de todos os campos do Brasil e exterior.

Entre as festas que movimentam a cidade estão a de São Benedito, que acontece uma semana após a Páscoa, e a de Nossa Senhora Aparecida, que acontece de 03 a 12 de Outubro, com uma novena festiva na Basílica Nova, movimentado toda a região do Vale Paraíba.

No carnaval, a cidade oferece retiros espirituais, rebanhões e atividades profanas para aqueles que também buscam diversão sadia durante as folias de momo.

Em Aparecida existem vários prédios antigos, Seminários e Igrejas que merecem ser visitados. Os pontos turísticos também são muitos, todos com infra-estrutura para atender de maneira adequada o romeiro que vem a Aparecida.

Para aqueles que gostam de diversão, Aparecida oferece um parque temático, com brinquedos e atividades religiosas e culturais. No Santuário Nacional encontra-se um Centro de Apoio ao Romeiro, com vasto comércio para todos os gostos.

A cidade de Aparecida conta com construções em formas e estilos arquitetornicos diferenciados, dimensões e capacidades distintas, singelas ou sofisticadas, mas todas guardam verdadeiras relíquias artísticas e culturais que merecem ser conhecidas, estudadas, analisadas e guardadas na lembrança de cada visitante. Às margens do Rio Paraíba do sul, com sua belezas naturais, Aparecida oferece excelentes opções turísticas. Seu clima quente, seco e estável faz com que a cidade seja muito procurada por quem quer estar em contato com a natureza, explorando os espaços de lazer que oferecem belas paisagens.

Com uma altitude de 544 m, com cotas variando de 620 m a 525 m, apresenta principalmente na zona urbana, clima predominantemente quente, com inverno seco. As temperaturas observadas na cidade são: máxima de 35º, mínima de 9º e média compensada de 22º

Deixe uma resposta