Amparo

Amparo é uma Estância Hidromineral considerada como Capital Histórica do Circuito das Águas. Está a uma altitude de 674 metros, clima ameno e população de 60 mil habitantes aproximadamente.

No início do século XIX, famílias de Atibaia, Bragança e Nazaré fixam-se num bairro chamado Camandocaia, na região do Sertão de Bragança, possivelmente atraídos pela fertilidade das terras da região. Por volta de 1824, os moradores do retiro, com autorização do vigário capitular, constroem uma capela dedicada a Nossa Senhora do Amparo, que acabaria por dar nome à cidade.

Em 8 de abril de 1829, o bairro da capela de Nossa Senhora do Amparo ganha a condição de capela curada, data que é oficialmente considerada a fundação de Amparo. Com o crescimento dos anos seguintes, o aglomerado é elevado a condição de freguesia (1839).

Nas décadas seguintes, a cidade prosperou com o café, ganhou serviço de correios, inaugurou um jornal (Tribuna Amparense), iluminação com lampiões a querosene e a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, para escoar sua crescente produção de cafeeira rumo ao porto de Santos.

Em 1878, Amparo, já como a maior produtora de café do Brasil Império, recebe a visita de Dom Pedro II, que é hospedado pelo Barão de Campinas.

Tal projeção manteve-se até a segunda década do século XX, quando então a grave crise do café (1929) trouxe crise e estagnação econômica à cidade. E foi neste mesmo ano que o Secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Arthur Piqueroby de Aguiar Whitaker, em discurso designou a cidade como a “Flor da Montanha”.

Foi a partir de 1940 que a estagnação econômica provocada pela crise do café começou a reverter-se pelo surgimento, ainda tímido, da atividade industrial.

Passeando a pé você irá conhecer parte de Amparo, a Capital Histórica do Circuito das Águas. Verá que não foi gratuitamente que ganhou essa denominação. Quem viajou pelo interior do Estado de São Paulo constatou que a grande maioria das cidades descaracterizou, quase que na totalidade, a sua paisagem urbana do passado. Em Amparo deu-se o contrário.

Amparo é uma cidade denominada Estância Hidromineral juntamente com Serra Negra, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de Santa Bárbara, Águas de São Pedro, Poá, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Ibirá e Socorro.


One thought on “Amparo

Deixe uma resposta