Águas de São Pedro

Encontre Hotéis e Pousadas em Águas de São Pedro –        Atrativos Turísticos de Águas de São Pedro

Águas de São Pedro é o segundo menor município brasileiro em extensão territorial. Localiza-se no estado de São Paulo, com área territorial de apenas 3,64 km². O município ganha em extensão territorial apenas de Santa Cruz de Minas, o menor município brasileiro em termos de área.

Águas de São Pedro possui clima temperado, com temperaturas ligeiramente quentes – média de 28°C – no verão, e amenas – média de 8°C – no inverno, com dias ensolarados e noites frescas.

Águas de São Pedro é um dos onze municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo estado de São Paulo, juntamente com Amparo, Serra Negra, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de Santa Bárbara, Poá, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Ibirá e Socorro.
Águas de São Pedro surgiu quando Octavio Moura Andrade descobriu as propriedades medicinais das fontes de água mineral que o levaram à construção da cidade.

Em 1920, quando o governador do estado de São Paulo realizou pesquisas para a prospecção de petróleo no município de São Pedro. As pesquisas não tiveram sucesso em encontrar petróleo e os poços acabaram sendo abandonados e continuaram jorrando águas termais sem que ninguém se aproveitasse.

Anos mais tarde, em 1934, Ângelo Franzin, dono das terras perfuradas, que é conhecida atualmente como Fonte da Juventude, construiu um balneário simples, onde se banhava. A água tinha um odor ruim. Um ano depois um grupo de pessoas da cidade comprou um lote de 100 mil metros quadrados ao redor da fonte da juventude onde construíram um balneário. Eram doze banheiras de alvenaria, ao contrário do primeiro balneário, que era feito de madeira. No mesmo ano Octavio Moura Andrade resolveu construir a estância dando-lhe o nome de Caldas de São Pedro, criando juntamente com seu irmão, Antonio Joaquim de Moura Andrade a empresa Águas Sulfídricas e Termais de São Pedro S/A. Sua população estimada em 2004 era de 1.978 habitantes.

Deixe uma resposta