Águas da Prata

Águas da Prata é um município brasileiro de São Paulo, localizado a 238 km da capital, atendido pela SP 342 que liga São Paulo a Minas Gerais, na encosta da Serra da Mantiqueira. Destaca-se por suas belezas naturais que atraem turistas de todo país.

Águas da Prata é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo , por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Os demais são: Amparo, Serra Negra, Águas de Lindóia, Águas de Santa Bárbara, Águas de São Pedro, Poá, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Ibirá e Socorro.

O município de Águas da Prata deve sua existência em razão de grande quantidade de sais minerais encontradas em suas águas sendo que a origem do nome vem de uma corruptela do tupi-guarani “Pay tâ” que ao ser pronunciada pelos portugueses tornou-se “Prata”. “Pay tâ” que quer dizer em tupi-guarani “água dependurada” em virtude da alta mineralização das águas que ao escorrerem próximas as minas formam estalactites. Nas nascentes era constatada a presença de animais silvestres como: antas, veados, capivaras, queixadas, porco do mato e muitos outros.

O dentista Rufino Gavião observando constatou através de uma primeira análise as múltiplas propriedades medicinais das águas existentes. A divulgação propagou-se e iniciou-se as margens da ferrovia a construção das primeiras casas, com a construção do primeiro hotel e pensões. Em 1876 foi instalada a primeira engarrafadora de água no então bairro de São João da Boa Vista, que passou a Distrito em 1926 com denominação de Estância Hidromineral, obtendo sua emancipação político administrativa em 1935.

A média anual é de 18° C, com um verão chuvoso e quente e um inverno seco e frio.

Em sua topografia conta com dois picos: o Mirante da Laginha, que, além de oferecer uma vista maravilhosa, tem instalados, no seu topo, várias torres de retransmissores de televisão, bem como atendimento de suporte da Cesp, Telesp, Polícia Militar, etc. E o Pico do Gavião, que os aficionados de vôo livre utilizam para a prática do esporte de Asa Delta e Paraglider.

O município de Águas da Prata conta com cachoeiras, cascatas, lagos artificiais e trilhas que atendem a toda faixa etária, onde o turista tem oportunidade de experimentar um contato com a natureza. Possui uma unidade de conservação estadual com aproximadamente 48 hectares. Fonte


Deixe uma resposta